domingo, 15 de janeiro de 2017

Pausa nos trabalhos para falarmos de amor



Eu sei que o título é piegas, mas se você é torcedor fica aí que vai ser bom!


A primeira recordação que eu me lembro de assistir futebol americano entendendo o básico das regras - eu digo o básico mesmo, de saber que o time precisa avançar pelo menos dez jardas para chegar no outro lado do campo e só isso - foi no Super Bowl XLVII. Quem me conhece sabe porque eu falo desse jogo clássico o tempo todo.

Meu interesse nem era pelo jogo em si, mas pelo show da Beyoncé, e de quebra saber se eu entenderia alguma coisa daquele jogo. Todos se lembram da repercussão desse jogo: era o encontro dos irmãos Harbaugh, a segunda vez no Super Bowl de um time que nem quinze anos de idade tinha, e sim: a massa brasileira torcia pelos 49ers.Sem conhecer nada dos times (tampouco o jogo), pensei comigo apenas para ser o do contra:

"Quer saber? Eu vou é torcer pra esse Ravens aí, parece ser legal! E tá todo mundo torcendo pra San Francisco mesmo!"

Nunca imaginei que fosse gostar do esporte, apenas tinha de alguma forma entendido como funcionava, era o tão badalado Super Bowl e tinha o show da Beyoncé! Só que, conforme o tempo foi passando, e as jogadas foram acontecendo, o interesse em saber mais sobre aquilo foi aumentando. E quando vemos recordes sendo quebrados então...



Contudo, não quero também só falar dos Ravens! Quero falar também de Broncos, de Cowboys, de Patriots, Packers, Bears, Jaguars... Daquele sentimento que nos deixa aflitos e empolgados toda vez que aquele time o qual tanto nos apegamos entra em campo e traz aquele frissom na hora do kickoff.

Como torcedores, talvez não saibamos explicar como esse amor por uma equipe brotou. Quem sabe o momento em que isso aconteceu sim, mas dizer de onde vem, o porquê, o sentido disso, esse tipo de paixão é uma coisa que não se explica, apenas se sente!


Por isso nesse momento, nos identificamos de certa forma com San Diego, com Oakland, e com aquela cidadezinha lá em Maryland que perdeu seu time no meio de uma madrugada. E no caso deles talvez seja ainda pior, pois se nós temos uma admiração pelo time, para eles isso se traduz em uma identidade regional! Você se apega, apoia, vai ao estádio e de repente vê aquela equipe que tanto admira indo embora por conta do vil metal tentar cair nas graças de outras pessoas.

É, torcer não é uma tarefa fácil, é um exercício de fé e esperança a cada começo de temporada, acreditar que dessa vez vai, e torcer pra uma superação de expectativas jogo após jogo. Ora, todos nós queremos ver o nosso time levantar o caneco no final, mesmo tendo consciência das limitações e desafios, e ainda mais se dando conta de que a espera tenha que ficar para o ano que vem.

Não importa! Onde estiver e como estiver, sempre estaremos lá para defender não importa as circunstâncias, criticar e esbravejar pelos erros e vacilos cometidos, sempre apoiando até o fim não importa o que aconteça. Muitos chamam isso de loucura, mas quem é torcedor sabe, talvez seja loucura mesmo...

...uma loucura chamada amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário