Do Baltimore Sun, por Jaques Kelly
![]() |
| Fonte: BaltimoreRavens.com |
David Modell, ex-presidente dos Baltimore Ravens e filho do ex-proprietário da equipe Art Modell, morreu de câncer de pulmão na sexta-feira, anunciou a equipe. Ele tinha 56 anos.
Chamado de "filho desconhecido", o Sr. Modell foi considerado um arquiteto da equipe dos Ravens que venceu o Super Bowl XXXV em 2001.
"David odiava perder", disse o colunista do Baltimore Sun, Mike Preston. "E quando ele ganhou o troféu - ele chamou Big Betty - ele dormiu com ele, ele nunca limpou, ele queria que as pessoas o tocassem e ele levou em todos os lugares".
David Modell nasceu David Orrick McDearmon Jr. em Willoughby, Ohio. Seus pais estavam envolvidos na televisão. Sua mãe, Patricia Breslin Modell, foi um personagem regular na década de 1950 de programas de televisão, incluindo "The People's Choice" e "Peyton Place". Seu pai, David Orrick McDearmon Jr., dirigiu episódios de programas de televisão "Peter Gunn", "The Twilight Zone" e "Bewitched". Eles mais tarde se divorciaram.
Art Modell, um executivo de publicidade de Cleveland que era dono dos Cleveland Browns, adotou-o em 1969 depois de seu casamento com Patricia Breslin. O jovem de 9 anos se tornou David Modell e se uniu com entusiasmo ao pai adotivo, disseram membros da família.
Aos 14 anos, ele começou como um membro da equipe do Cleveland Municipal Stadium. Ele também acompanhou seu pai com a equipe em viagens rodoviárias.
Depois que Art Modell mudou a franquia da National Football League para Baltimore, o jovem Mr. Modell trabalhou com a seleção das cores da equipe dos Ravens, seu logotipo e o design de seus uniformes. Ele também lançou uma campanha para contratar um treinador.
Em uma entrevista, o colunista do Baltimore Sun, Mike Preston, lembrou como o Sr. Modell conduziu sua busca por um treinador.
Ele tinha gráficos, imagens e gráficos ", disse Preston." Nunca vi uma busca de treinador tão completa quanto esta".
O título do Sr. Modell era vice-presidente executivo encarregado do departamento de marketing. Ele supervisionou relações públicas, venda de ingressos, instalações, segurança e eventos especiais.
Em 1999, Art Modell anunciou que seu filho se tornaria o presidente da equipe e diretor operacional.
"Este é um dia de sonho para mim", disse David Modell na época em um artigo de Sun. "Adoro trabalhar e adoro trabalhar com esses grandes companheiros dos Ravens, adoro essa organização, e o amor crescerá à medida que compartilharmos vitórias futuras, e tornar-se presidente dessa organização é humilhante".
Seu pai disse ao The Sun na época: "Somos uma empresa familiar, e este é o próximo passo lógico. Muitas vezes, os membros da família não recebem crédito suficiente para trabalhar duro e ter talento".
"O papel de David Modell cresceu desde que a equipe mudou-se para Baltimore e foi o cara de ponta há três anos nas negociações com o atacante Jonathan Ogden, o primeiro rascunho da história dos Ravens", disse o artigo de 1999 do The Sun.
Em uma história do Sun, Preston disse: "Modell nunca vai receber o crédito que ele merece por construir os Ravens em uma organização de qualidade, porque ele é filho do proprietário e não pode escapar dos estereótipos ..... Aqui está uma verdade sobre David Modell: Ele foi o herói desconhecido do campeonato dos Ravens Super Bowl em 2000-2001 ... Ele tem sido tão importante na construção desta franquia como qualquer um, incluindo os jogadores Ray Lewis e Jonathan Ogden, gerente geral Ozzie Newsome, diretor do jogador Pessoal Phil Savage, e até mesmo proprietário e pai Art Modell por si mesmo. "
Naquela época, o treinador dos Ravens, Brian Billick, disse: "Há coaching, pessoal e o lado administrativo [de executar uma franquia].David esteve no centro do lado administrativo. Eu não poderia ter pedido mais a uma organização. A cada turno, seja lá o que for que eu achasse que eu precisava, ou qualquer estrutura que precisasse ser definida, David estava lá. Eu devo muito ao David por dirigir o grupo que me trouxe aqui.
"Você não vai ouvir muito sobre as contribuições de David Modell. Mas foi Modell que incluiu os fãs e Propriedades NFL na escolha do nome da equipe e cores. Foi Modell que usou os fãs e grupos de foco para descobrir o que os fãs queriam mais na M & T Bank Stadium, um dos melhores, se não o melhor, na NFL."
"Ele falou sobre um campeonato de Super Bowl desde o Dia Um, nos dias em que parecia ser rebuscado", disse Mike Preston em sua história de 1999.
O Sr. Modell continua vivo por sua esposa, Michel, uma artista. Ele tem três filhos, Arthur Modell, David Modell Jr. e Bertram "Bertie" Modell; Três filhas, Breslin Modell, Collier Modell e Aoife "Fee" Modell; E um irmão, John Modell.
Sua mãe, Patricia Modell morreu em 2011. Art Modell morreu em 2012.
leia o texto original aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário